sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quem cola não sai da escola


Bem todos sabem que sou professor, porém durante muitos e muitos, mais muitos anos fui um aluno (sim, estou velho). Neste tempo eu não tinha barriga (até parece), e ficava muito incomodado com os meus colegas de classe que colavam, afinal a escola não é tão difícil assim, dá até para jogar rpg nos finais de semana e video game todo dia. Hum, namorada nem pensar, eu era tão tímido que eu ficava vermelho quando uma menina vinha falar comigo, se fosse bonita eu tinha um ataque cardíaco se eu gostasse dela eu entrava em combustão instantânea. Fora isto uma juventude normal, e nunca foi preciso colar para fazer nada, tudo bem nem sempre eu tinha ótimas notas mas eu me virava.
Três coisas eram vitais ao meu sucesso: deveres de casa, um pouco de estudo todo dia e um monte antes da prova. Deveres de casa são fundamentais, eles mostram ao aluno o que os professores consideram importante na matéria, muitos exercícios repetidos sobre o mesmo assunto indicam o que o professor vai dar na prova. Um pouco de estudo por dia, mas bem pouco mesmo como por exemplo ler o que o seu professor passou no quadro e você anotou no seu caderno é o suficiente, normalmente isto basta para fixar as principais ideias. Sei que algumas pessoas exageram, na faculdade eu tinha uma colega que parecia psicografar o que o professor falava tudo absolutamente tudo estava no caderno dela. E por ultimo estude na muito véspera da prova, não deixe nada passar lembre-se tudo é importante.
Em dez longos anos eu tenho percebido a relutância dos alunos em estudar, para tal muitos deles desenvolveram métodos curiosos de cola uns melhores do que outros. Por maior que seja a quantidade de colas que existam, todas elas se dividem em dois tipos: lembrete e o psiu.
Os lembretes são papeis (muitos papeis mesmo), inscrições pelo corpo, carteiras, paredes, quadro e aproveitando as novas tecnologias celulares e aparelhos de mídia. Este tipo de cola é razoavelmente fácil de ser controlada, e o motivo é simples, o aluno precisa esconder a cola do professor, por isto ele acaba por ter um comportamento suspeito, normalmente ficando numa posição antinatural. O mais comum é o aluno sentar sobre a própria mão ou fazer a prova com ela fechada, mas existem ainda aqueles que ficam olhando insistentemente para o professor.
O psiu é quando um aluno tenta colar de outro, este é uma forma mais difícil de ser feita já que o psiu deve ser feito num tom alto o suficiente para o outro aluno, digo cúmplice, escute e baixo o suficiente para que o professor não ouça. Uma boa artimanha é faze-lo enquanto um colega distrai o professor. Contudo este tipo de cola é facilmente neutralizado com o uso de provas diferentes, quanto maior a habilidade dos alunos em colar maior o número de provas.
Não vou ser tão chauvinista a ponto de dizer que nunca colei. Ouve uma vez que durante uma prova de zoologia de invertebrados eu já começava a pensa em como estudar para a prova final e recuperar a nota que eu com toda a certeza eu tinha acabado de perder, eu olhava para as questões como quem olha algum tipo de código militar especialmente desenvolvido para ser indecifrável por mim, poucos centímetros abaixo de minha cadeira estava o meu livro de zoologia com todas as respostas que eu poderia querer, mas inútil. Foi então que um milagre aconteceu e meu professor dormiu sobre a mesa dele, foi então que eu puxei o meu livro e o abri sobre a minha mesa, meus colegas olharam para mim chocados e eu disse "ele esta dormindo" e todos abriram seus livros. Não me orgulho do que fiz mas este foi praticamente um sinal divino, irresistível de mais.
Mesmo assim não mudo a minha opinião sobre a cola, ela faz muito mais mal do que bem, já que o aluno que passa devido a cola escolar dificilmente volta a traz para rever o conteúdo que ele não sabe, o que acaba transformando a cola numa bola de neve já que ele não aprendeu esta matéria e por isto vai ter dificuldade para aprender aproxima.

6 comentários:

  1. Concordo que a cola é um mal.
    Mas é o tipo de mal que nunca vai acabar, sempre existirão pessoas que tendem a colar.
    Exemplo, eu já colei até em codigo morse.
    Mas a do professor dormir foi boa einh, tomara que eu, nos meus anos de profissão que ainda estão por vim, não faça tal favor aos alunos. '-'

    ResponderExcluir
  2. Eu não consigo colar! já tentei algumas vezes mas fiko tão nervosa que o professor poderia estar a km fora de mim q perceberia! o primeiro sinal são as buxexas q fikam hiperemiadas ao extremo...kkkkk eu sinto o fogo nelas, fikando vermelhinhas...depois fiko super desconfiada se tem alguém me vendo nakela situação, por último vem o desastre! desastre MESMO, coisas do tipo qrer falar baixo e o som sair alto...fazer algum barulho estrondoso q chame a atenção de todos, incluindo o professor! devido as esses fatos desisti de colar! kkk a nota vem por mim msm, mesmo q seja uma merda (como foi em anatomia q tirei 2 em 30 no primeiro período, o q me jogou pra final..=s mas tomei vergonha na cara e me recuperei u.u/). Enfim, ótimo tópiko! ;D

    E Ri, nunk imaginei vc colando! po, q desilusão..ASHuhashuAHUSHuashuAUHS

    ResponderExcluir
  3. Eu já passei muita cola, troquei de prova e tudo mais, porém nunca colei. E esse professor ai que tomou conta de sua prova, que escroto heim? dormir tomando conta de prova é demais xD

    ResponderExcluir
  4. Aff...lebrei q já troquei de prova uma vez tbm, mas eu fiz a prova pro guri! AUHSUHAshuAUSHUHASUH

    mas tem muito tempo, foi no ensino médio ainda !
    =s

    ResponderExcluir
  5. Professor quando vc vaai postaar de novo?!!!
    Luna R.

    ResponderExcluir
  6. Nossa professor , quanta falta sinto de você !
    Você realmente foi o melhor professor de química e Física ! o único que eu pode aprender algo !
    Assim como eu sinto falta , a Raquel, a Tayci , A lorena e todos nós da 8ª B
    Obrigada por ter sido esse grande homem exemplar para nós !

    ResponderExcluir